ANÁLISE DE RISCO EM MÁQUINAS – APRECIAÇÃO E REDUÇÃO DE RISCOS

A avaliação de risco em máquinas é desenvolvida de acordo com normas da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas observando principalmente as normas NBR ISO 12100:2013 Segurança de Máquinas – Princípios de Projeto – Apreciação e redução de riscos, NBR-14153:2013 Segurança de máquinas – Partes de sistemas de comando relacionadas à segurança – Princípios gerais para projeto.

A função da avaliação de riscos é levantar a categoria a ser empregada para o desenvolvimento do sistema de proteção das partes com riscos em maquinas e equipamentos, e assim reduzir ou minimizar ao máximo o risco envolvido.

A Canova Soluções em Engenharia realiza acessória na avaliação dos riscos envolvidos em máquinas novas. Para máquinas que já possuem um sistema de segurança instalado, realizamos a verificação de conformidade do mesmo com as normas vigentes cabíveis, assim gerando um laudo com os apontamentos, melhorias e sugestões de adequação do sistema.

Elaboração de Analise de Risco Individual para cada Máquina em Atendimento ao item 12.39 da Norma Regulamentadora NR12.
Elaboração das Análises de Risco em Conformidade com as Principais Normas de Segurança para Apreciação de Risco – NBR ISO 12100, NBR 14153, ISO 14121-2.
Determinação dos Limites da Máquina.
Identificação dos Perigos.
Estimativa do Risco.
Definição da Categoria em que a Máquina se Enquadra CAT.
Recomendação dos Itens a serem Instalados para Redução dos Riscos em Atendimento a Categoria de Risco.
Emissão de ART – Anotação de Responsabilidade Técnica de Elaboração das Análises de Risco, em conformidade com o item 12.39 alínea b da NR12.
Laudo Técnico de Conformidade em Atendimento a NR12, realizando testes no sistema de segurança e inspecionado os itens de segurança instalados.